Geral
Postado por: adc
30 de abril de 2020
Quem diria que viveríamos tempos em que home office deixaria de ser uma exceção, praticada apenas em algumas empresas, durante um dia da semana, e passaria a ser uma regra quase que mundial. E aí nos vemos obrigados a nos adaptar. Alguns tem escritório em casa, o que facilita a organização e a privacidade no horário de trabalho, porém a grande maioria das pessoas não dispõe de uma estrutura de home office, e tem que improvisar um espaço na mesa da sala ou da cozinha. Como administrar os assuntos domésticos e profissionais sem deixar que uma coisa prejudique a outra?
Vamos te dar algumas dicas para você não “misturar as estações” e fazer um home office produtivo.
• Tenha uma rotina. Acordar no mesmo horário de sempre, tomar um bom café da manhã, usar roupas confortáveis, mas que te conectem ao ambiente profissional são pontos importantes a serem mantidos. Lembre-se de que você irá trabalhar; então nada de sentar-se de pijamas.
• Movimente-se. Transformar o tempo do trajeto até o trabalho em um tempo para meditar ou praticar exercícios físicos é uma ótima forma de começar o dia, pois estimula a mente e promove bem-estar físico.
• Marque horários com a família. Conversar com a família, explicar a situação e pedir que as pessoas tentem não fazer solicitações a você, ou que não promovam conversas paralelas dentro do mesmo ambiente, ajuda na concentração e no rendimento do trabalho, principalmente, quando você tem que fazer o home office em um ambiente comum, como a mesa da sala de jantar, por exemplo.
• Cumpra a jornada de sempre. Trabalhar em casa é fazer a portabilidade do escritório para dentro do seu lar. Então comece o expediente na hora certa, respeite o horário de almoço e a pausa da tarde para o café, e encerre as tarefas no horário certo. Isso ajudará para que você mantenha-se focado e não se distraia com outras atividades durante o horário comercial.
• Mantenha-se flexível. Obviamente, trabalhar sem uma estrutura própria e em um ambiente isolado, não é fácil nem para quem trabalha e nem para quem convive junto. Então manter o bom humor, diante dos imprevistos, como uma urgência doméstica ou a aparição repentina dos filhos no meio de uma reunião, vai ajudar para que as coisas fiquem mais leves.
Adaptar-se ao novo pode parecer difícil no começo, mas depois de algum tempo seguindo essas dicas, você encontrará a sua dinâmica produtiva e tudo fluirá melhor!