DESPERDÍCIOS FINANCEIROS DO DIA A DIA

Geral

Postado por: Arte da Criação


29 de abril de 2022



Quanto mais desperdícios você evita, deixando de comprar itens desnecessários, mais dinheiro sobra para você aplicar e fazer com que esse capital trabalhe a seu favor. Pequenos gastos podem ser grandes vilões! Fique de olho em:

•       Produtos perecíveis

Você sabe exatamente quanto está consumindo por semana em alimentação – com itens de café da manhã e com carnes, frutas e legumes nas demais refeições? Compre exatamente o necessário, pois esses itens têm validade curta e podem estragar com facilidade na geladeira. Por isso, quanto mais você estiver ciente da quantidade de alimentos que você e sua família consomem semanalmente, menos você desperdiça e mais economiza. Uma dica de ouro: nunca vá ao supermercado sem olhar a despensa e a geladeira.

•       Lanches no trabalho

Você sabe qual é sua média de gasto mensal com sanduíches, salgadinhos, cafezinhos, chocolates e merendas? Por compra unitária pode parecer que quantias em torno de R$ 5,00 significam pouco, mas some esses valores duas a três vezes por dia, multiplique pelos dias trabalhados no mês e, depois, pelos meses do ano. O resultado pode revelar uma “pequena fortuna”! É aí que seu dinheiro começa a “ir embora”, sem nem ao menos você perceber. Uma boa ideia é comprar ingredientes e preparar lanches em casa. Esse hábito gera menos gastos e é um ótimo estímulo para se alimentar de uma forma mais saudável.

•       Passeios pagos

Quando você pensa em lazer, isso sempre envolve dinheiro? Você tem equilibrado passeios não pagos, como idas a exposições e parques com saídas em que você gasta muito? Sair para jantar ou ir ao cinema (sem esquecer dos custos de estacionamento) são programas cada vez mais caros atualmente. Saber equilibrar a diversão e o lazer entre programas com gastos e sem gastos é fundamental para a saúde de seu bolso. Quanto mais equilíbrio, mais oportunidades de se divertir sem precisar gastar tanto.

•       Some os valores mensais que mantém seu estilo de vida

Por exemplo: qual o total de seus gastos mensais com internet e TV a cabo? Você assiste TV todos os dias? Todos os canais pelos quais você paga oferecem um bom custo-benefício? Não estamos dizendo para você eliminar do seu orçamento o que lhe dá prazer, mas para pensar se realmente tem usufruído dos serviços pelos quais paga.

Para concluir, lembre-se de que planejando seu orçamento e impondo limites, você sempre estará seguro. Com base em sua renda, defina um valor mensal máximo para os gastos com cartão de crédito e destine quantias para uma reserva de emergência e para investir em sua aposentadoria com o Plano de Previdência Prevcummins.

Acesse agora mesmo https://prevcummins.com.br/futuro-presente/ e conheça nossos parceiros educacionais. Na aba Educação Financeira você também pode baixar a planilha orçamentária para melhor organizar suas finanças.

Estas são pequenas dicas que podem lhe ajudar a ter muitos ganhos para o futuro.