Dicas Prevcummins para começar uma planilha de orçamento.

Educação Financeira

Postado por: Arte da Criação


09 de fevereiro de 2024



A chegada de 2024 te inspirou a adotar novos hábitos? Cuidar da sua saúde financeira é um deles? Então, fique de olho! Afinal, já estamos no segundo mês do ano.

Para criar sua planilha de orçamento, confira os passos principais e mãos à obra:

1. Liste suas receitas
Sua renda é o ponto de partida para adaptar seu padrão de consumo. É importante considerar sua receita líquida (o quanto efetivamente você recebe, após os descontos).

2. Relacione suas despesas
Quanto mais completa sua planilha, melhor! Procure listar as despesas fixas – aquelas que não costumam variar (aluguel, condomínio, financiamento do carro etc.). Em seguida, considere os gastos semivariáveis (alimentação, contas de luz, água e telefonia etc.). Depois, relacione as despesas variáveis (roupas, calçados, presentes, viagens, cinema, tarifas bancárias etc.). Enumere também os gastos invisíveis – aqueles que acontecem sempre e você nem percebe.

3. Veja o resultado
Com sua planilha de orçamento corretamente preenchida (receitas x despesas), você poderá ver com exatidão seu movimento financeiro mensal, ou seja, se suas contas estão “fechando” ou não.

4. Atenção à estratégia
O objetivo é avaliar o resultado e agir para equilibrar as contas, criando o hábito de poupar tanto para realizar sonhos como para garantir o futuro. O importante é começar o quanto antes, utilizando o tempo a seu favor!

Você conhece a planilha de orçamento da Prevcummins?

Essa ferramenta pode ajudar você em seu controle financeiro. Experimente!

Acesse nosso site: www.prevcummins.com.br > Educação Financeira > Planilha Orçamentária

Conte com a Prevcummins e bom planejamento!

www.prevcummns.com.br