É VERDADE QUE DÁ PARA DIMINUIR A ANUIDADE DO MEU CARTÃO?

Educação Financeira

Postado por: Arte da Criação


13 de agosto de 2021



Sim! Cada instituição financeira é livre para implementar ou não a cobrança de anuidade sobre o uso do cartão de crédito. E devido à grande oferta das instituições, algumas oferecem isenção da anuidade como um atrativo para que se utilizem seus serviços de crédito. Por isso, vale a pena pesquisar sempre!

Antes de optar por um cartão é muito importante saber o que consta nas “letras pequenas” do contrato de adesão. Algumas operadoras oferecem carência de 12 meses na anuidade, enquanto outras concedem isenção a partir de um determinado valor mensal de fatura. Segundo Gilberto Braga, professor de finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, do Rio de Janeiro, não existe um tabelamento para as taxas de anuidade, mas o valor da anuidade deve estar previsto no contrato. Se houver alteração, o cliente deve ser comunicado. Braga acrescenta que, caso não ocorra essa notificação, o cliente pode se recusar a pagar o acréscimo.

Você deve sempre procurar um cartão de crédito que atenda ao seu perfil de consumidor e seja adequado aos seus hábitos de consumo. A supervisora da área de assuntos financeiros do Procon de São Paulo, Renata Reis, explica que “existem dois tipos de cartão: o básico, que não oferece pontos nem bônus, e o diferenciado, que oferece recompensas. O consumidor deve avaliar se vale a pena aderir ao diferenciado, pois pode acabar gastando mais por conta das taxas mais altas desse serviço”.

Segundo Renata, vale a pena renegociar o valor da taxa de anuidade. Ela destaca que “o consumidor pode ir ao site do Banco Central, checar as médias de mercado e – quando faltar uns três meses para vencer a anuidade do cartão – entrar em contato com a administradora para negociar uma anuidade menor”.

Pedir desconto a um banco não é usual, mas hoje em dia, diante de tantas ofertas da concorrência, os bancos estão mais flexíveis a fim de fidelizar quem usa seus serviços. Por isso, invista um tempo nesse ponto. Você até pode achar que pagar uma mensalidade para usar o cartão não pesa tanto, mas multiplique esse valor por 12 e verá que ele pode ser muito significativo. Então ligue já para sua operadora de cartão e negocie!