FERRAMENTAS FINANCEIRAS

Educação Financeira

Postado por: Arte da Criação


27 de maio de 2022



Essas ferramentas são simples, porém muito eficientes na gestão da sua renda e podem ajudá-lo a otimizar o tempo, evitar erros na previsão do orçamento e, ainda, fazer bons investimentos.

1. Planilha de controle financeiro

A vantagem da planilha é manter tudo registrado e organizado por tipo de movimentação.

  • As entradas, que são todas as fontes de rendas. Ex.: salário (considere o valor líquido, já com todos os descontos) e rendas extras.
  • As saídas, que você pode separar por tipos: despesas fixas, como financiamento imobiliário, aluguel, parcela de financiamento de automóvel, previdência privada etc.; despesas fixas variáveis, como alimentação, contas de energia elétrica, água, telefone etc.; e despesas extras mensais com lazer, compras de produtos esporádicos, como roupas e eletrônicos, e tudo o que gastar durante o mês.

2. Indicadores financeiros

Neste item, vamos entender por indicadores financeiros, o quanto você está perdendo de dinheiro, ou o quanto está fazendo seu patrimônio aumentar. Exemplos de indicadores financeiros pessoais são as taxas de juros que você está pagando em prestações, e que poderiam ser poupadas, como também quanto está lucrando com seus investimentos ou o quanto de dinheiro tem conseguido economizar. Esses indicadores devem ser um alerta, pois observando-os, você pode evitar possíveis problemas financeiros, e ficar mais atento ao desempenho do orçamento. Então, se você está pagando muitos juros em algum empréstimo, por exemplo, e a sua renda continua a mesma, para evitar extrapolar o orçamento, você pode ver a possibilidade de fazer uma portabilidade da sua dívida para alguma instituição financeira que lhe ofereça a oportunidade de quitar a dívida com taxas menores de juros.

3. Controle de caixa

Muito conhecido por ser utilizado por empresas, ele também pode ser seu aliado na hora de gerir o orçamento. Fazendo um controle diário do fluxo do seu caixa, você pode determinar, por exemplo, um valor máximo para gastar por dia ou por semana com despesas extras. Essa precaução é essencial para manter seu orçamento dentro das expectativas, evitando desequilíbrios e surpresas financeiras no final do mês. Porque é sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Agora, é só utilizar as ferramentas e levar uma vida mais tranquila e equilibrada financeiramente.