PENSAMENTO FINANCEIRO:

Educação Financeira

Postado por: Arte da Criação


23 de julho de 2021



Em nossas vidas convivemos com pessoas de diferentes opiniões: umas dizem que não vale a pena desperdiçar a vida guardando dinheiro ao invés de viver experiências; outras, que não guardá-lo é não dar valor ao trabalho e colocar em risco a segurança do futuro.

Analisando os dois lados, podemos dizer que ambos têm sua parcela de razão. Mas você deve se perguntar: o que é melhor fazer? Abrir mão de viver mais intensamente o presente, ou sacrificá-lo para guardar tudo para o dia de amanhã? Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O caminho do meio é o mais indicado.

Na linha do pensamento financeiro, poupar é fundamental em qualquer idade ou situação, e isso deve ser fixado na mente. Ter um dinheiro investido, seja muito ou pouco, seja a longo ou a médio prazos, pode favorecê-lo em diversas situações, além de valorizar o dinheiro ganho com trabalho árduo. É uma questão de zelar pela sua tranquilidade e bem-estar, ou seja, é um autocuidado essencial na vida de todos.

O que difere poupar a longo ou curto prazos são os objetivos. A curto prazo, você faz um reserva emergencial para que esteja precavido quanto a situações imprevistas ou até para momentos de alegria como fazer uma viagem. A longo prazo você investe em algo racional, que é sua aposentadoria. Você deve cuidar hoje para que quando esse momento chegue tenha uma renda que garanta seu bem-estar.

Porém, não é saudável guardar dinheiro abrindo mão de tudo o que lhe faz feliz. Mais uma vez reforçamos que o equilíbrio é fundamental. Optar por fazer um planejamento financeiro é exercitar o pensamento financeiro, que garante que você faça escolhas que lhe ajudam a zelar pelo seu futuro e viver bons momentos no presente, dentro de suas condições econômicas.

Por isso, quando fizer suas escolhas, tenha em mente o que não pode ser deixado de lado para sua qualidade de vida hoje e o que pode ser economizado para que você seja feliz e realizado no futuro. Agindo dessa forma você pode ser mais feliz hoje e mais realizado amanhã.