Renda Fixa x Renda Variável: entenda a diferença

Educação Financeira

Postado por: Arte da Criação


13 de outubro de 2023



No mundo dos investimentos, as aplicações são divididas, basicamente, entre Renda Fixa e Renda Variável. E você sabe a diferença entre ambas?

Renda Fixa: os investimentos em Renda Fixa são aqueles cuja remuneração ou sua forma de cálculo pode ser previamente definida no momento da aplicação.

Exemplos de investimentos de Renda Fixa: Títulos Públicos, CDBs, LCIs (Letra de Crédito Imobiliário), CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), CRAs (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio) e Debêntures.

Renda Variável: como o próprio nome diz, os preços dos ativos podem sofrer variações o tempo todo, sendo redefinidos por conta de diversos eventos que afetam as empresas emissoras, a economia e o próprio mercado financeiro.

Em contrapartida, justamente por trazer mais riscos, a Renda Variável proporciona maior rentabilidade, principalmente se o investimento for feito com critério, diante de opções bem avaliadas e com diversificação.

Exemplos de investimentos em Renda Variável: Ações, FII (fundos de investimentos imobiliários), ETFs (Exchange Traded Funds, ou fundos de índice), Fundos de ações, fundos multimercados, fundos cambiais, BDRs (Brazilian Depositary Receipts, certificados que replicam ações de empresas no exterior).

Para saber mais sobre a Política de Investimentos da Prevcummins acesse:

https://prevcummins.com.br/investimentos/