RENDA X ORÇAMENTO, COMO ANDA ESSA RELAÇÃO?

Educação Financeira

Postado por: Arte da Criação


26 de agosto de 2021



Você sabia que os brasileiros são considerados um dos povos mais imediatistas do mundo? E que essa ansiedade impacta as finanças de uma forma muito negativa, fazendo com que o orçamento extrapole a renda e acabe em endividamento?

Para que você avalie como está essa relação e se mantenha em equilíbrio, vamos lhe dar algumas dicas:

Seja sincero: seu estilo de vida cabe dentro da sua renda?

Se não lhe sobra nada para supérfluos e lazer, e mesmo assim está contando com crédito para pagar as contas, talvez a infraestrutura que seu estilo de vida requer não seja compatível com sua renda. Esta é a hora de repensar seu estilo de vida para manter-se longe das linhas crédito, que sobrecarregam seu orçamento.

Fique atento aos sinais  alguns sinais de que seu estilo de vida (onde você mora, o que consome no supermercado, as roupas que usa, os locais que frequenta etc) não está se encaixando na sua renda, são:

•       Não conseguir pagar as despesas básicas do mês.

•       Não ter nenhuma reserva para um momento de emergência.

•       Não ser capaz de fazer nenhuma melhoria necessária em sua casa, pois não há dinheiro disponível.

Desapegue-se:

Se os sinais estão presentes, é hora de avaliar o peso dos bens que você tenta manter em sua vida, sem que tenha condições confortáveis para mantê-los. Comece um movimento de desapego. Venda o que estiver em ótimo estado em sites de e-commerce, como o Enjoei, proponha a troca de utensílios e roupas que não utiliza por coisas que precisaria comprar e, por último, doe o que não conseguir vender ou trocar. Nesse momento, você vai observar quantas coisas comprou por puro “imediatismo” e nem sequer usou. Esse movimento vai ajudá-lo a ter lucidez e a ver o quanto pode ser feliz vivendo com pouco. Vender artigos que usou pouco ou, às vezes, nem chegou a usar, será terapêutico para abrandar a ansiedade de consumo, e ainda lhe renderá um dinheiro extra para manter as contas em dia.

Converta o possível gasto em investimento:

Deixar de gastar com algo que você nem precisa é muito mais do que economizar – é fazer seu dinheiro trabalhar para você. Então se tiver algum dinheiro sobrando, deposite-o já! Uma vida leve significa um futuro mais alegre!