UM FUTURO TRANQUILO SEM SACRIFICAR O PRESENTE!

Educação Previdênciaria

Postado por: Arte da Criação


11 de junho de 2021



Sim, é 100% possível! O sonho de todo trabalhador brasileiro é usufruir de uma aposentadoria tranquila, sem se preocupar com dinheiro. Mas para isso tem-se a ideia de que é preciso sacrificar o presente, quando a verdade é que mantendo o “equilíbrio financeiro” vive-se bem o presente, e se viverá bem o futuro.

Segundo Letícia Camargo, educadora financeira certificada pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros, sacrificar o presente não é saudável, assim como também não é recomendável aproveitar tudo agora e não guardar nada para o futuro.

Planejar seu orçamento, inserir sua contribuição para o futuro, manter-se organizado com seus objetivos de curto, médio e longo prazos é o segredo. Outro fator importante é ver o dinheiro como uma “ferramenta”, que pode ser usada a seu favor, o que leva a pensar antes de gastar com o que não é necessário, reduzindo as compras por impulso.

Não pensar no futuro, hoje, pode gerar arrependimentos mais tarde, mas sacrificar-se para guardar dinheiro para a aposentadoria pode ter um efeito negativo, tornando-se um fardo pesado a ser carregado durante anos, o que pode lhe impedir de desfrutar de sentimentos de satisfação e prazer. A conclusão é que o equilíbrio financeiro é sempre a melhor alternativa.

“Pense no que quer para sua aposentadoria e no que quer para o momento em que está vivendo hoje. E saiba diferenciar o que é desejo e o que é necessidade. Só assim você saberá por qual caminho iniciar seu planejamento”, sugere Luís Eduardo de Souza, especialista e palestrante de gestão em finanças pessoais.

Para saber mais sobre Letícia Camargo e seu portal, acesse https://www.leticiacamargo.com.br/.