RENDA FIXA:

Educação Previdênciaria

Postado por: Arte da Criação


17 de dezembro de 2021



Renda Fixa é o investimento realizado diretamente em “Títulos Públicos e Privados de Renda Fixa”. Isso significa que ao comprar um título de Renda Fixa, você empresta dinheiro à instituição financeira que emitiu o papel, que pode ser um banco, uma empresa, ou mesmo, o Governo. Em troca desse empréstimo, você recebe uma remuneração por um determinado período de tempo, na forma de juros e ainda pode receber parcelas chamadas amortizações.

Veja quais são os tipos de investimento em Renda Fixa disponíveis:

CDB (Certificado de Depósito Bancário): um título de renda fixa emitido por bancos para captar dinheiro e financiar suas atividades, que lhe dá em troca a quantia aplicada mais os juros acordados no momento do investimento. A vantagem é que eles possuem rentabilidade bem maior que a poupança.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): título emitido por instituições financeiras públicas e privadas, que está vinculado a direitos creditórios originários do agronegócio. Uma das características é que a remuneração pode ser em porcentagem do CDI, CDI + spread (o spread bancário é a diferença entre a taxa média cobrada nos empréstimos e financiamentos e a taxa de captação dos recursos cobrada pelas instituições), índices de preços (IGP-M, IPCA) ou taxa prefixada.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário): instrumento de captação emitido por instituições autorizadas pelo Banco Central, que tem como objetivo financiar o setor imobiliário. A remuneração pode ser em % do CDI, CDI + spread, índices de preços (IGP-M, IPCA) ou taxa prefixada.

Tesouro Direto: um dos investimentos mais populares do Brasil. Negocia títulos públicos que são considerados os títulos mais seguros do mercado. Oferece diversas opções de títulos adequados a diferentes objetivos financeiros tanto de curto como de longo prazo. Com R$ 30 é possível começar a investir no Tesouro Direto. Quando você compra um título, o Tesouro Nacional paga os juros sobre o valor investido durante o tempo em que seu dinheiro estiver aplicado.

Continue seguindo nossas redes sociais, e fique por dentro de mais assuntos relacionados ao mercado de investimentos.